Quer praticar triathlon? Saiba como começar e evite lesões

Quer praticar triathlon? Saiba como começar e evite lesões

O triathlon é um esporte que envolve natação, ciclismo e corrida.

Tempo

Quem deseja começar a praticar triathlon deve saber de antemão que esse é um esporte que exige um tempo considerável de treino para que sejam alcançados resultados satisfatórios.

Mesmo para iniciantes, o recomendado é que os treinos ocupem seis dias da semana, com um dia de descanso total, caso o objetivo seja participar de uma competição ou quebrar recordes pessoais.

Já se a meta é melhorar o condicionamento ou apenas se divertir, a frequência de treino pode ser mais leve, de três a quatro vezes por semana.

 

Regularidade

Acredite, de nada adianta dar tudo de si durante três dias seguidos para depois passar cinco dias sem treinar nada.

Para alcançar resultados satisfatórios com o triathlon, é imprescindível elaborar muito bem as sessões de treinamento semanais e, mais do que isso: segui-las à risca!

A escolha adequada dos equipamentos

Muitas vezes, as lesões associadas à prática de triathlon surgem da utilização inadequada de equipamentos.

Na natação, por exemplo, o uso de palmares grandes demais para o atleta nas séries de braço pode ocasionar dores nas articulações dos ombros.

Bicicletas mal ajustadas para as características físicas do atleta também podem trazer problemas.

Se o banco estiver muito alto, a tendência é que o atleta mova demais os quadris lateralmente para pedalar, o que pode acarretar em lesões na região pélvica.

Por outro lado, caso o selim esteja posicionado abaixo da altura ideal, a região dos joelhos pode sofrer sobrecarga, ocasionando dores e inflamações.

É necessário ficar atento até mesmo à sapatilha utilizada para pedalar. Caso ela esteja mal posicionada no pedal, podem surgir dores e inflamações nos joelhos e nas panturrilhas.

Triatlo

Alongamento e descanso como aliados

Tenha sempre em mente que grandes volumes de treino podem ter o efeito exatamente oposto ao que se espera e fazer com que você se lesione e tenha que ficar parado por semanas e até mesmo meses.

Dentro desse contexto, encare os períodos de descanso como parte de seu treinamento, ok?

Entenda que seu corpo necessita dessa pausa para poder assimilar os esforços do treino e promover as mudanças necessárias em seu metabolismo.

Não é à toa que o descanso é comumente chamado de “treino invisível” por praticantes dessa modalidade. Assim, reserve pelo menos um dia inteiro de descanso completo em sua semana, certo?

Sessões de alongamento, pilates, yoga, RPG e até mesmo massagens feitas com o uso do Progel Massageador, que podem trazer benefícios reais e aumentar a sua performance durante os treinos físicos.

Esse tipo de atividade previne o encurtamento da musculatura (músculos encurtados são comprovadamente menos resistentes), diminui o risco de lesões e promove o relaxamento após períodos de atividades musculares intensas.

E aí aqui que entra o gel massageador Progel Sports para ajudar o praticante de triathlon. Quer saber como?

Componente importante: Aloe Vera

O Progel massageador possui, dentre outras substâncias, a Aloe Vera, popularmente conhecida como Babosa.

Ela é muito conhecida por seus efeitos calmantes, cicatrizantes e anti-inflamatórios, anestésico, anti-térmico, dentre outros, que podem ser muito úteis para a saúde humana, atuando na prevenção e tratamento de várias enfermidades.

Na forma como utilizamos a Aloe Vera em nosso gel massageador, ela traz benefícios como:

  • Antitérmica: geralmente, são utilizadas compressas feitas com o gel para ajudar a baixar a febre.
  • Anestésica: pode aliviar as dores musculares e ósseas, reumatismo e enxaqueca.
  • Anti-inflamatória: o gel pode combater inflamações, agindo como a cortisona no organismo, mas sem os efeitos colaterais da substância.
  • Cicatrizante: o gel extraído da folha dessa planta penetra nas três camadas da pele, facilitando a cicatrização de queimaduras e esfolados.

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Fontes: http://www.fits.com.br/dicas/quer-praticar-triathlon-saiba-como-comecar-e-evite-lesoes/

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